sexta-feira, 2 de março de 2012

COMO PREECHER UM LIVRO DE ATA

  
A - Conceito
Ata é um documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembléias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhante.

B - Elaboração
• Cuidados:
A ata é um documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser lavrada de tal maneira que não possam ser introduzidas modificações posteriores. Geralmente é lançada em livros próprios, devidamente autenticados, cujas páginas são rubricadas por quem redigiu os termos de abertura e de encerramento, o que lhes dá cunho oficial.
Caso alguma palavra seja escrita errada, não deve ser riscada ou ser utilizado líquido corretivo. Dever ser escrita a palavra “digo”, havendo uma vírgula antes e outra depois desta palavra, e, então, a palavra ou expressão correta.
Exemplo: “O senhor João da Silva, digo, João Silveira.”
Nunca se inicia uma ata no meio da folha, após outra, ou no verso.
A ata deve ser iniciada sempre, na primeira linha de uma folha numerada, ou seja, sempre do lado direito. Se sobrarem linhas, devem ser inutilizados com 02 traços diagonais paralelos, da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita.

C – Redação e estilo
A primeira ata do ano e a última são redigidas pelo Diretor do clube.
As demais atas são redigidas pelo secretário, e sua linguagem deve ser simples, clara e objetiva.
Devem constar a pauta e o que foi decido sobre os assuntos.

D - Assinatura
Após a aprovação, assinam a ata todos presentes na reunião.

E – Partes
As partes de uma ata variam segundo a natureza das reuniões cujos eventos se registram. As mais importantes são:
• Título
• Dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso).
• Pessoas presentes, devidamente qualificadas.
• Presidente e secretário dos trabalhos.
• Ordem do dia (discussão, votação, deliberações, etc).
• Fecho
• Assinaturas.
F – Modelos de introdução (partes iniciais)

Exemplo:

"Reunião de Diretoria do Clube de Aventureiros Estrela Maior"
“Reunião Ordinária (ou extraordinária)”
"Aos dez dias do mês de --------------- de ----------------, reuniram-se os membros da Diretoria às dezesseis horas, sob a presidência do Diretor Marcel Farias, com a presença dos senhores Vice-diretores José da Silva, João Aparício de Lima e dos Conselheiros Luiza Beltrão.
Aberta a sessão, foi lida a ata da reunião anterior. Não havendo comunicações a serem feitas, passou-se à ORDEM DO DIA, (discussões, votações, deliberações, etc)..."

G – Modelo de Fecho

“... nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão. E, para constar, eu, Maria Madalena do Amparo, secretária do Clube, redigi, lavrei e datei a presente ata, que vai por mim e pelo Dirertor”.

----------------------------------, -----------/-----------/---------------.

(seguem as assinaturas)


H – Termo de AberturaÉ escrito antes das folhas brancas.

Exemplo:

Este livro ATA contém ---------, (nº de folhas numeradas no livro) numeradas mecanograficamente, e servirá para registro das reuniões e eventos do Clube de (Desbravadores ou Aventureiros, nunca os dois juntos) --------, (Nome do Clube), da Igreja Adventista do Sétimo dia ------ (localização da Igreja, Ex.: Jd. Brasil), da Associação (ou Missão) -----.

________________________ ____________________________
Diretor Diretor da Associação/Missão


I – Termo de Fechamento
É escrito no final, após as folhas brancas. A única diferença está no verbo “servir”.

Exemplo:


Este livro ATA contém ---------, (nº de folhas numeradas no livro) numeradas mecanograficamente, e serviu para registro das reuniões e eventos do Clube de (Desbravadores ou Aventureiros, nunca os dois juntos) --------, (Nome do Clube), da Igreja Adventista do Sétimo dia ------ (localização da Igreja, Ex.: Jd. Brasil), da Associação (ou Missão) -----.

________________________
Diretor


Não é necessário, no fechamento, a assinatura da Associação/Missão.
O livro será utilizado enquanto houver folhas, não importando o ano. Quando acabarem as folhas, então será elaborado um novo, devendo o anterior ser guardado.

Referência:

http://clubeavesderapina.blogspot.com/2008/05/livro-ata-como-preencher-um.html
                
                                     

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