As atividades para o sábado em acampamentos e outros programas do Clube de Desbravadores costumam ser uma dor de cabeça à diretoria.
Segue-se então algumas sugestões que poderão ser bastantes utéis aos clubes.
Atividades:
· Corrida bíblica: separar grupos mesclados – com idade e sexo diferentes – de
maneira a possibilitar a plena participação de todos; cada grupo receberá tiras
de papelão contendo cada uma o nome de um livro bíblico – pode-se escolher os
livros do Antigo ou do Novo Testamento, ou ainda por grupos previamente definidos.
Após o sinal, a equipe que relacionar a ordem correta dos livros mais
rapidamente vence. Esta atividade auxilia na memorização dos livros da Bíblia e
ajuda no envolvimento do grupo e espírito de equipe.
· Trilha dos patriarcas: esta atividade demanda um grupo de apoio um pouco maior. Deve-se traçar um trajeto em meio à natureza; em cada ponto do trajeto – sugere-se a cada 100 metros – deve estar um dos patriarcas (membro da diretoria caracterizado), o qual ao ser achado, deve fornecer uma característica do personagem que ele representa. Cada equipe terá direito a três dicas. Após o acerto, ele deverá indicar o rumo que os juvenis devem seguir para encontrar o próximo patriarca. Deve-se realizar esta atividade também, com pioneiros da igreja, personagens da história do clube, etc.
· Explorando a criação: esta atividade pretende fornecer uma bela atividade em meio à natureza, na qual os juvenis possam tirar um tempo específico para observar a criação e desenvolver o raciocínio. O grupo deve ser dividido em equipes, ou por unidades. Cada unidade deve em silêncio seguir uma trilha em meio a mata – seria interessante se a trilha beira-se em parte um rio ou córrego – nesta trilha cada individuo deve adquirir algum elemento da natureza – uma flor, graveto, folha, pedras, sementes, areia, etc. – que lhe chame a atenção e que demonstre o poder criador de Deus e Seu cuidado para com a criação. Após concluírem a trilha, a unidade deve selecionar um dos itens em posse para apresentar ao restante do grupo, demonstrando a compreensão que eles tiveram do cuidado e amor do Criador.
· Natureza viva: o grupo deverá ser dividido em dois. Cada equipe deve escolher
um nome. Deve-se também escolher uma ordem entre os componentes de cada grupo
(os grupos devem ter a mesma quantidade de membros). Seguindo-se a numeração
dos componentes, um de cada equipe por vez, deve fazer mímica representando um
animal ou outro ser qualquer da natureza. O primeiro passo para a equipe ganhar
o ponto é adivinhar a representação, só sendo validado se for feita uma boa
narrativa de como Deus revela Seu poder e cuidado por meio de Suas criaturas.
Esta atividade pode ser desenvolvida ao redor do fogo de conselho.
Confira muitas outras sugestões nos links a baixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário