quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA A PASTA DE LÍDER

Todos os candidatos à investidura em Líder, Líder Master ou Líder Master Avançado devem ter registrado com relatório e fotos de todos os requisitos do cartão,  em uma pasta, para que seja submetida à aprovação da Associação, União e/ou Divisão, dependendo da investidura.

__Com a publicação dos novos cartões de classe, a Divisão Sul-Americana deu novas orientações para o seu preparo.

__Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá conter todos os documentos e Requisitos realizados para o cumprimento da classe, seguindo a ordem e as exigências nos cartões.
O material deverá ser em:
Papel: A4- Fonte: Times New Roman ou Arial – 12, Espaçamento: 1,5 entrelinhas, Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda – 3,0; direita – 2,0, Em cada pagina deve haver 1500 caracteres e encadernado ou dentro de um portfólio.

Na capa deverá conter as seguintes informações:
* Título com o nível de liderança do candidato
* Nome completo do candidato
* Nome do Clube que participa
* Região
* Associação/Missão
* União

Como organizar a pasta:
Capa
Agradecimentos
Dedicatória
Epígrafe
Divisória de Seção
Requisitos
Divisória de Seção
Requisitos
Folha de Aprovação (cópia da folha de aprovação do cartão)
Anexos
Autógrafos

AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e a autorização de investidura para o nível do candidato deverão ser realizadas pelo Ministério Jovem da Associação/Missão, através do regional.

Os Relatórios devem seguis as seguintes dicas:

1. Faça o relatório assim que você concluir a atividade. Quanto mais tempo passar entre o relatório e o cumprimento do requisito, menos detalhes serão lembrados e mais pobre será o seu trabalho. certamente será mais fácil lembrar do que aconteceu e dificilmente faltarão pequenos detalhes. Aproveitem enquanto estiverem tudo fresco na sua mente.

2. Não poupe os detalhes. Pode parecer desnecessário, mas quanto mais detalhes você colocar, ainda mais rico ficará o seu relatório. Lembre-se: o material que você irá produzir, não servirá apenas para a sua investidura, mas também será um material de consulta a outros líderes, portanto, quanto mais detalhado for, melhor para uma pesquisa futura. Por exemplo, se você descreveu com detalhes o que foi feito no acampamento interno, quando você for fazer um outro acampamento, talvez no ano seguinte, você pode consultar o anterior na sua pasta, o que facilitará o planejamento.

3. Ande a segunda milha. Não se prenda à pequenez do requisito. Eles são o mínimo que você precisa fazer para ser um líder. Vá além, tanto no cumprimento quanto no relatório. Faça pesquisas sobre o assunto, leia livros, discuta com outros líderes. Complemente seu relatório com o resultado da sua pesquisa. Quando o avaliador pega um material desses, ele já passa a olhar o líder com outros olhos, pois vê que ele se esforçou para fazer o melhor.

4. Contextualize. Sempre procure contextualizar o relatório, de forma que quem for avaliá-lo possa entender perfeitamente em que condições o requisito foi cumprido. Não esqueça de citar locais, horários, pessoas envolvidas, datas (completas, inclusive o ano!). Quem for ler o relatório deve entender exatamente o que aconteceu.

5. Faça uma aplicação pessoal / espiritual. Ao final do relatório, faça uma aplicação pessoal e/ou espiritual sobre o que você aprendeu ao cumprir o requisito, como ele afetou a sua vida. Faça também uma avaliação em linhas gerais. Dessa forma você poderá ver o que deu certo e o que pode ser melhorado, para que da próxima vez você faça um trabalho ainda melhor.

6. Peça a opinião de outras pessoas. Algumas falhas podem passar desapercebidas pelo aspirante à Líder e pelo seu Regional, e podem ser corrigidas facilmente assim. Seria interessante mostrar o relatório para alguém que tenha te acompanhado na execução do item, pois ele pode ter uma visão mais construtiva.

Resumindo: Faça o relatório assim que cumprir a atividade. Contextualize o seu material, de acordo com a realidade em que foi cumprido. Não poupe os detalhes. Ande a segunda milha, pesquise, leia, discuta, procure novas opiniões. Faça uma avaliação final e uma aplicação espiritual e/ou pessoal sobre o que você aprendeu e peça para alguém de fora dar uma olhada, para que possíveis erros sejam corrigidos.


Texto publicado inicialmente em: http://desbravadoresarea5.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Olá, amigos,

    Eu vi que vocês reproduziram este post do blog http://desbravadoresarea5.blogspot.com.br/, mas ele é de autoria do Cantinho da Unidade e eles não inseriram os créditos, como vocês têm o costume de fazer.

    Já entrei em contato com eles para fazerem essa alteração e gostaria que vocês alterassem o crédito para o Cantinho.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...