sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

IASD PROJETADA POR OSCAR NIEMEYER

Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu por volta das 22h desta quarta (5), aos 104 anos, no Rio.

Niemeyer diz na introdução do livro “As Igrejas de Oscar Niemeyer” que a família era muito temente a Deus. O livro reúne imagens e desenhos de 16 obras como a Catedral de Brasília, o templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Paricatuba, PA, e a famosa Igreja da Pampulha, inaugurada em 1943 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O sonho de Milton Afonso (dono da goldem cross) de se ter no Brasil uma Igreja Adventista do Sétimo Dia construída com um projeto de Niemeyer ganhou probabilidades com o amigo Peter Gasper. Um dos pioneiros do lighting design brasileiro que atua iluminando obras arquitetônicas, com destaque para as de Oscar Niemeyer. A ligação de Gasper com Niemeyer serviu de ponte para que Milton Afonso lançasse o desafio para o mestre da arquitetura.

Niemeyer
Niemeyer projeta Igreja Adventista do 7º Dia

“Quando disse que sou Adventista do 7º Dia, Niemeyer perguntou o que difere dos judeus, que também guardam o sábado. Contei que acreditamos na primeira e segunda vinda de Jesus, o Messias Salvador. Niemeyer pediu um tempo para pensar e logo diria se aceitaria meu convite para projetar um Templo Adventista. Aguardei a resposta em oração”. Milton Afonso, um homem de fé, sabia que Niemeyer seria um instrumento nas mãos do Criador. 

E assim aconteceu! “Chegou o dia esperado. Niemeyer disse que atenderia meu pedido, faria o projeto arquitetônico de uma Igreja Adventista do 7º Dia e mais, não cobraria nada por isso. Oscar Niemeyer mandou parar a impressão do seu livro e incluiu na obra o único templo evangélico”. O livro “As igrejas de Oscar Niemeyer” acaba de ser lançado no Brasil com o sonho de Milton, que está sendo realizado no norte do país. Dr. Milton conta que decidiu erguer a “igreja de Niemeyer” em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, terra natal de sua esposa Arlete Afonso. Depois do Memorial da Cabanagem, construído em concreto, em 1985, o templo com mil lugares é a obra do ícone no estado. Com formas arredondadas, toda a estrutura é apoiada em uma cruz de concreto e aço. Fica a 40 quilômetros de Belém, no campus da Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), ao custo de R$ 10 milhões.

“Continuo ateu, mas ultimamente sinto-me inclinado a fazer igrejas. Agora uma Igreja Adventista”. Oscar Niemeyer

A “luz” que Peter Gasper deu foi importante nesse processo. A generosidade e talento do artista Niemeyer fez a diferença e a ousadia de Milton Afonso foi só o que o Criador precisava para projetar uma obra diferenciada no Brasil.

J.Washington

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...