quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
REUNIÃO: LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO
Acontecerá as 09:00 do dia 03 de Fevereiro na IASD Central
de Cupira a reunião de lançamento do programa anual e todas as novidades para
desbravadores e aventureiros das regiões de Cupira e Belém de Maria.
No dia 24 de Fevereiro na IASD Central de Bezerros também as
09:00. Haverá a reunião de lançamento da programação 2013 e treinamento para a
liderança com ênfase nas classes agrupadas para as regiões de Bezerros e
Gravatá.
Todas as novidades, metas, eventos, pré-requisitos do
olimpori, ranking 2013 da área 6 e outras informações, conhecerão nessas
reuniões.
Todos os clubes devem enviar seus representantes à reunião
de suas respectivas regiões. Se possível os diretores e secretária (o) devem
também estar presentes.
Marquem essas datas e não faltem! Coisas marcantes nos
aguarda em 2013 a frente dos clubes!
Orem por tudo está sendo planejado e estejam prontos e
entusiasmados para um ano marcante para desbravadores e aventureiros!
COMO ELABORAR RELATÓRIOS P/ CLASSES
Todos os líderes, para poderem ser investidos, precisam
elaborar uma pasta com o relatório de todos os requisitos cumpridos. Essa,
depois da prova de doutrinas e do Nossa Herança, é a grande preocupação dos
aspirantes, afinal, é através dela que a Associação, União ou Divisão irão
aprovar ou não a investidura.
Mas não precisamos também entrar em pânico. Na verdade, é bem simples conseguir fazer um relatório satisfatório. Ele é composto por detalhes, e se esses detalhes forem observados, farão a diferença no relatório. Alguns alegam inclusive que esses relatórios são desnecessários, pois o importante é que ele cumpriu o requisito. Entretanto, o relatório não é um fim em si mesmo, ele serve tanto para se ter um registro das atividades quanto para produzir conhecimento que poderá ser utilizado por outros líderes. Realmente uma pasta não faz um bom líder! Mas, um bom líder, certamente se esforça para fazer uma boa pasta!
Então, já que não tem como fugir mesmo, vamos a algumas dicas para ajudar aqueles que estão se preparando para a investidura:
1. Faça o relatório assim que você concluir a atividade. Quanto mais tempo passar entre o relatório e o cumprimento do requisito, menos detalhes serão lembrados e mais pobre será o seu trabalho. Se assim que você concluir o requisito você fizer o relatório, certamente será mais fácil lembrar do que aconteceu e dificilmente faltarão esses pequenos detalhes. Tive a prova disso em novembro deste ano, no acampamento do clube Bandeirantes. No último dia, pedimos que eles já fizessem o relatório do acampamento no caderno de atividades deles. Muitos reclamaram que faltou espaço! Sendo que em outras ocasiões eles reclamavam que eram muitas linhas! Aproveite enquanto estiver tudo fresco na sua mente.
2. Não poupe os detalhes. Pode parecer desnecessário, mas quanto mais detalhes você colocar, ainda mais rico ficará o seu relatório. Lembre-se: o material que você irá produzir, não servirá apenas para a sua investidura, mas também será um material de consulta a outros líderes, portanto, quanto mais detalhado for, melhor para uma pesquisa futura. Por exemplo, se você descreveu com detalhes o que foi feito no acampamento interno, quando você for fazer um outro acampamento, talvez no ano seguinte, você pode consultar o anterior na sua pasta, o que facilitará o planejamento.
3. Ande a segunda milha. Não se prenda à pequenez do requisito. Eles são o mínimo que você precisa fazer para ser um líder. Vá além, tanto no cumprimento quanto no relatório. Faça pesquisas sobre o assunto, leia livros, discuta com outros líderes. Complemente seu relatório com o resultado da sua pesquisa. Por exemplo, no requisito de ser Conselheiro por pelo menos 1 ano, o Líder Mateus andou a segunda milha. Ele fez uma pequena descrição da personalidade de cada desbravador da unidade dele. Isso não pede no requisito, mas ele foi além. Quando o avaliador pega um material desses, ele já passa a olhar o líder com outros olhos, pois vê que ele se esforçou para fazer o melhor.
4. Contextualize. Sempre procure contextualizar o relatório, de forma que quem for avaliá-lo possa entender perfeitamente em que condições o requisito foi cumprido. Não esqueça de citar locais, horários, pessoas envolvidas, datas (completas, inclusive o ano!). Quem for ler o relatório deve entender exatamente o que aconteceu.
5. Faça uma aplicação pessoal / espiritual. Ao final do relatório, faça uma aplicação pessoal e/ou espiritual sobre o que você aprendeu ao cumprir o requisito, como ele afetou a sua vida. Faça também uma avaliação em linhas gerais. Dessa forma você poderá ver o que deu certo e o que pode ser melhorado, para que da próxima vez você faça um trabalho ainda melhor.
6. Peça a opinião de outras pessoas. Algumas falhas podem passar desapercebidas pelo aspirante à Líder e pelo seu Regional, e podem ser corrigidas facilmente assim. Seria interessante mostrar o relatório para alguém que tenha te acompanhado na execução do item, pois ele pode ter uma visão mais construtiva.
--
Resumindo: Faça o relatório assim que cumprir a atividade. Contextualize o seu material, de acordo com a realidade em que foi cumprido. Não poupe os detalhes. Ande a segunda milha, pesquise, leia, discuta, procure novas opiniões. Faça uma avaliação final e uma aplicação espiritual e/ou pessoal sobre o que você aprendeu e peça para alguém de fora dar uma olhada, para que possíveis erros sejam corrigidos.
Para facilitar e deixar mais prático os conceitos acima, a seguir está o referido relatório sobre Ser conselheiro por pelo menos 1 ano, da pasta do líder Mateus Barros e Silva Campos, do Clube Bandeirantes.
--
Comecei como conselheiro associado com 17-18 anos. Atualmente tenho 23 anos, e tenho mais simpatia pelo cargo do que eu tinha seis anos atrás, quando não me considerava um bom Conselheiro nem tinha muita atração pelo cargo. Essa maior simpatia por ser Conselheiro se deve por me considerar mais capaz e maduro agora, e também por entender melhor a importância da Unidade e dos Conselheiros dentro de um Clube de Desbravadores.
No ano de 2009 havia duas Unidades masculinas no Clube, Rubi (10-12 anos) e Diamantes (13-15 anos). Eu era Conselheiro da Unidade Rubi. Porém, a diretoria achou melhor reunir as duas Unidades em uma só, pelo número de Desbravadores. O José Henrique era o Conselheiro da Unidade, e eu o Conselheiro Associado. Nesse ano, as Classes eram trabalhadas dentro da Unidade, exceto as Especialidades, que eram de responsabilidade do Clube. Apenas o Lucas Teodoro investiu em Classe, porém outros desbravadores ficaram com poucos itens pendentes e podem ser investidos neste ano.
No ano de 2010, o Clube voltou a ter as duas Unidades masculinas, e voltei a ser Conselheiro da Unidade Rubi, tendo o Gidiel como Conselheiro Associado. A unidade é composta por 5 Desbravadores: Ítalo, Gabriel, Lucas, Luiz Henrique e Nathan. O Capitão da Unidade é o Ítalo, que também é um dos mais novos da Unidade. O Secretário é o Gabriel.
O Gidiel é um bom Associado, porém meio ausente. Tem facilidade de prender atenção dos garotos, é bem animado e bem humorado.
Os garotos são inteligentes, agitados, não são tão pró-ativos, mas costumam atender quando se pede para fazerem alguma coisa. Respeitam a pessoa que está à frente da Unidade, desde que a pessoa não abuse de autoridade e fique sem fazer nada, são unidos, e justamente por esses motivos não se importam muito com cargos dentro da Unidade. O fato de eles não se importarem com os cargos dentro da Unidade tem um aspecto negativo, de que eles praticamente não fazem nada sem que seja pedido, e isso pode ser ruim para eles no futuro. Porém isso pode ser facilmente suprido dentro do sistema de Unidades, tanto por meio de cargos quanto de atividades.
Apesar de terem personalidades parecidas, possuem suas peculiaridades:
O Luiz Henrique é quem eu conheço há mais tempo, entrou no Clube em 2007, ficou fora em 2008 e voltou em 2009. Tem 13 anos, mas prefere fazer parte da Unidade Rubi que da Unidade Diamantes, pois prefere as conversas e brincadeiras dos mais novos, e se relaciona muito bem com todos na Unidade. É um “cientista” nato, sempre quer saber como funcionam as coisas, o porquê das coisas, gosta de aprender coisas novas. Ele também tem um papel de liderança dentro da Unidade, nem tanto por conta da idade, mas principalmente pela personalidade. Sempre está à frente das atividades, sempre dá idéias, e é muito participativo.
O Nathan e o Ítalo são irmãos, e são bem parecidos. O Nathan tem 11 anos e começou a participar do Clube em 2009, mas meio ausente. Por isso só passei a conhecê-lo melhor agora, que sou Conselheiro e professor dele nos Juvenis. Assim como o Luiz Henrique, gosta de questionar, é bastante ativo e participativo. O Ítalo entrou no Clube este ano, é mais calado, mais observador, porém também é bastante ativo e participativo.
O Gabriel entrou no Clube este ano. É um garoto bastante calado e introspectivo, não consegue ficar muito tempo parado e tem facilidade de memorizar versos.
O Lucas também tem 13 anos, já tinha participado do Clube em 2007, saiu e só voltou agora em 2010. É bastante inteligente, bastante ativo, tem iniciativa de fazer as coisas. É o único garoto da Unidade que não é da Igreja, e precisa de uma atenção especial caso comece a faltar, já que não tem a família como incentivadora.
O acampamento realizado no primeiro semestre foi bastante agradável do ponto de vista de convivência e conhecimento da Unidade. Foi lá que eu comecei a conhecê-los melhor e conviver com eles, e continuei no Clube e na Escola Sabatina. Até o momento, tenho deixado a desejar em relação às atividades fora do Clube, porém pretendo mudar esse ponto falho.
Uma prática interessante que adotamos no Cantinho da Unidade foi a realização de meditação matinal no domingo. Eu considero a meditação dentro do Cantinho da Unidade mais proveitosa que feita com o Clube todo reunido, pois abre espaço para conversa com os meninos sobre o tema da meditação. Costumamos também fazer brincadeiras nesse espaço, algo para nos conhecermos e ficarmos mais próximos.
Após as férias, fiquei como Conselheiro Associado, pois estava bastante atarefado, como instrutor no Clube, professor nos Juvenis e finalizando o Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade. O atual Conselheiro é o Eduardo, que chamamos de Duda. Desde que comecei a trabalhar como conselheiro, eu tenho aprendido bastante sobre relacionamento com juvenis, e ainda tenho muito a aprender. Tenho alguns pontos a corrigir, principalmente no que se refere a atividades fora das reuniões. Tive vários Conselheiros no tempo em que fui Desbravador, e tenho neles exemplos de como devo ser como Conselheiro.
--
Nota: Se vocês tiverem mais alguma dica ou ideia para ajudar os novos líderes a fazerem a pasta, compartilhe conosco!
Mas não precisamos também entrar em pânico. Na verdade, é bem simples conseguir fazer um relatório satisfatório. Ele é composto por detalhes, e se esses detalhes forem observados, farão a diferença no relatório. Alguns alegam inclusive que esses relatórios são desnecessários, pois o importante é que ele cumpriu o requisito. Entretanto, o relatório não é um fim em si mesmo, ele serve tanto para se ter um registro das atividades quanto para produzir conhecimento que poderá ser utilizado por outros líderes. Realmente uma pasta não faz um bom líder! Mas, um bom líder, certamente se esforça para fazer uma boa pasta!
Então, já que não tem como fugir mesmo, vamos a algumas dicas para ajudar aqueles que estão se preparando para a investidura:
1. Faça o relatório assim que você concluir a atividade. Quanto mais tempo passar entre o relatório e o cumprimento do requisito, menos detalhes serão lembrados e mais pobre será o seu trabalho. Se assim que você concluir o requisito você fizer o relatório, certamente será mais fácil lembrar do que aconteceu e dificilmente faltarão esses pequenos detalhes. Tive a prova disso em novembro deste ano, no acampamento do clube Bandeirantes. No último dia, pedimos que eles já fizessem o relatório do acampamento no caderno de atividades deles. Muitos reclamaram que faltou espaço! Sendo que em outras ocasiões eles reclamavam que eram muitas linhas! Aproveite enquanto estiver tudo fresco na sua mente.
2. Não poupe os detalhes. Pode parecer desnecessário, mas quanto mais detalhes você colocar, ainda mais rico ficará o seu relatório. Lembre-se: o material que você irá produzir, não servirá apenas para a sua investidura, mas também será um material de consulta a outros líderes, portanto, quanto mais detalhado for, melhor para uma pesquisa futura. Por exemplo, se você descreveu com detalhes o que foi feito no acampamento interno, quando você for fazer um outro acampamento, talvez no ano seguinte, você pode consultar o anterior na sua pasta, o que facilitará o planejamento.
3. Ande a segunda milha. Não se prenda à pequenez do requisito. Eles são o mínimo que você precisa fazer para ser um líder. Vá além, tanto no cumprimento quanto no relatório. Faça pesquisas sobre o assunto, leia livros, discuta com outros líderes. Complemente seu relatório com o resultado da sua pesquisa. Por exemplo, no requisito de ser Conselheiro por pelo menos 1 ano, o Líder Mateus andou a segunda milha. Ele fez uma pequena descrição da personalidade de cada desbravador da unidade dele. Isso não pede no requisito, mas ele foi além. Quando o avaliador pega um material desses, ele já passa a olhar o líder com outros olhos, pois vê que ele se esforçou para fazer o melhor.
4. Contextualize. Sempre procure contextualizar o relatório, de forma que quem for avaliá-lo possa entender perfeitamente em que condições o requisito foi cumprido. Não esqueça de citar locais, horários, pessoas envolvidas, datas (completas, inclusive o ano!). Quem for ler o relatório deve entender exatamente o que aconteceu.
5. Faça uma aplicação pessoal / espiritual. Ao final do relatório, faça uma aplicação pessoal e/ou espiritual sobre o que você aprendeu ao cumprir o requisito, como ele afetou a sua vida. Faça também uma avaliação em linhas gerais. Dessa forma você poderá ver o que deu certo e o que pode ser melhorado, para que da próxima vez você faça um trabalho ainda melhor.
6. Peça a opinião de outras pessoas. Algumas falhas podem passar desapercebidas pelo aspirante à Líder e pelo seu Regional, e podem ser corrigidas facilmente assim. Seria interessante mostrar o relatório para alguém que tenha te acompanhado na execução do item, pois ele pode ter uma visão mais construtiva.
--
Resumindo: Faça o relatório assim que cumprir a atividade. Contextualize o seu material, de acordo com a realidade em que foi cumprido. Não poupe os detalhes. Ande a segunda milha, pesquise, leia, discuta, procure novas opiniões. Faça uma avaliação final e uma aplicação espiritual e/ou pessoal sobre o que você aprendeu e peça para alguém de fora dar uma olhada, para que possíveis erros sejam corrigidos.
Para facilitar e deixar mais prático os conceitos acima, a seguir está o referido relatório sobre Ser conselheiro por pelo menos 1 ano, da pasta do líder Mateus Barros e Silva Campos, do Clube Bandeirantes.
--
Comecei como conselheiro associado com 17-18 anos. Atualmente tenho 23 anos, e tenho mais simpatia pelo cargo do que eu tinha seis anos atrás, quando não me considerava um bom Conselheiro nem tinha muita atração pelo cargo. Essa maior simpatia por ser Conselheiro se deve por me considerar mais capaz e maduro agora, e também por entender melhor a importância da Unidade e dos Conselheiros dentro de um Clube de Desbravadores.
No ano de 2009 havia duas Unidades masculinas no Clube, Rubi (10-12 anos) e Diamantes (13-15 anos). Eu era Conselheiro da Unidade Rubi. Porém, a diretoria achou melhor reunir as duas Unidades em uma só, pelo número de Desbravadores. O José Henrique era o Conselheiro da Unidade, e eu o Conselheiro Associado. Nesse ano, as Classes eram trabalhadas dentro da Unidade, exceto as Especialidades, que eram de responsabilidade do Clube. Apenas o Lucas Teodoro investiu em Classe, porém outros desbravadores ficaram com poucos itens pendentes e podem ser investidos neste ano.
No ano de 2010, o Clube voltou a ter as duas Unidades masculinas, e voltei a ser Conselheiro da Unidade Rubi, tendo o Gidiel como Conselheiro Associado. A unidade é composta por 5 Desbravadores: Ítalo, Gabriel, Lucas, Luiz Henrique e Nathan. O Capitão da Unidade é o Ítalo, que também é um dos mais novos da Unidade. O Secretário é o Gabriel.
O Gidiel é um bom Associado, porém meio ausente. Tem facilidade de prender atenção dos garotos, é bem animado e bem humorado.
Os garotos são inteligentes, agitados, não são tão pró-ativos, mas costumam atender quando se pede para fazerem alguma coisa. Respeitam a pessoa que está à frente da Unidade, desde que a pessoa não abuse de autoridade e fique sem fazer nada, são unidos, e justamente por esses motivos não se importam muito com cargos dentro da Unidade. O fato de eles não se importarem com os cargos dentro da Unidade tem um aspecto negativo, de que eles praticamente não fazem nada sem que seja pedido, e isso pode ser ruim para eles no futuro. Porém isso pode ser facilmente suprido dentro do sistema de Unidades, tanto por meio de cargos quanto de atividades.
Apesar de terem personalidades parecidas, possuem suas peculiaridades:
O Luiz Henrique é quem eu conheço há mais tempo, entrou no Clube em 2007, ficou fora em 2008 e voltou em 2009. Tem 13 anos, mas prefere fazer parte da Unidade Rubi que da Unidade Diamantes, pois prefere as conversas e brincadeiras dos mais novos, e se relaciona muito bem com todos na Unidade. É um “cientista” nato, sempre quer saber como funcionam as coisas, o porquê das coisas, gosta de aprender coisas novas. Ele também tem um papel de liderança dentro da Unidade, nem tanto por conta da idade, mas principalmente pela personalidade. Sempre está à frente das atividades, sempre dá idéias, e é muito participativo.
O Nathan e o Ítalo são irmãos, e são bem parecidos. O Nathan tem 11 anos e começou a participar do Clube em 2009, mas meio ausente. Por isso só passei a conhecê-lo melhor agora, que sou Conselheiro e professor dele nos Juvenis. Assim como o Luiz Henrique, gosta de questionar, é bastante ativo e participativo. O Ítalo entrou no Clube este ano, é mais calado, mais observador, porém também é bastante ativo e participativo.
O Gabriel entrou no Clube este ano. É um garoto bastante calado e introspectivo, não consegue ficar muito tempo parado e tem facilidade de memorizar versos.
O Lucas também tem 13 anos, já tinha participado do Clube em 2007, saiu e só voltou agora em 2010. É bastante inteligente, bastante ativo, tem iniciativa de fazer as coisas. É o único garoto da Unidade que não é da Igreja, e precisa de uma atenção especial caso comece a faltar, já que não tem a família como incentivadora.
O acampamento realizado no primeiro semestre foi bastante agradável do ponto de vista de convivência e conhecimento da Unidade. Foi lá que eu comecei a conhecê-los melhor e conviver com eles, e continuei no Clube e na Escola Sabatina. Até o momento, tenho deixado a desejar em relação às atividades fora do Clube, porém pretendo mudar esse ponto falho.
Uma prática interessante que adotamos no Cantinho da Unidade foi a realização de meditação matinal no domingo. Eu considero a meditação dentro do Cantinho da Unidade mais proveitosa que feita com o Clube todo reunido, pois abre espaço para conversa com os meninos sobre o tema da meditação. Costumamos também fazer brincadeiras nesse espaço, algo para nos conhecermos e ficarmos mais próximos.
Após as férias, fiquei como Conselheiro Associado, pois estava bastante atarefado, como instrutor no Clube, professor nos Juvenis e finalizando o Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade. O atual Conselheiro é o Eduardo, que chamamos de Duda. Desde que comecei a trabalhar como conselheiro, eu tenho aprendido bastante sobre relacionamento com juvenis, e ainda tenho muito a aprender. Tenho alguns pontos a corrigir, principalmente no que se refere a atividades fora das reuniões. Tive vários Conselheiros no tempo em que fui Desbravador, e tenho neles exemplos de como devo ser como Conselheiro.
--
Nota: Se vocês tiverem mais alguma dica ou ideia para ajudar os novos líderes a fazerem a pasta, compartilhe conosco!
Texto publicado inicialmente em: http://www.cantinhodaunidade.com/
IDEIAS P/ ILUMINAÇÃO NO ACAMPAMENTO
Clique AQUI e tenha acesso a uma apostila sobre o assunto.
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
ORIENTAÇÕES PARA A PASTA DE LÍDER
__Com a publicação dos novos cartões de classe, a Divisão
Sul-Americana deu novas orientações para o seu preparo.
__Todo candidato deverá preparar uma pasta, que deverá
conter todos os documentos e Requisitos realizados para o cumprimento da
classe, seguindo a ordem e as exigências nos cartões.
O material deverá ser em:
Papel: A4- Fonte: Times New Roman ou Arial – 12,
Espaçamento: 1,5 entrelinhas, Margens: superior – 3,0; inferior – 2,0; esquerda
– 3,0; direita – 2,0, Em cada pagina deve haver 1500 caracteres e encadernado
ou dentro de um portfólio.
Na capa deverá conter as seguintes informações:
* Título com o nível de liderança do candidato
* Nome completo do candidato
* Nome do Clube que participa
* Região
* Associação/Missão
* União
Como organizar a pasta:
Capa
Agradecimentos
Dedicatória
Epígrafe
Divisória de Seção
Requisitos
Divisória de Seção
Requisitos
Folha de Aprovação (cópia da folha de aprovação do cartão)
Anexos
Autógrafos
AVALIAÇÃO DA PASTA – A avaliação, aprovação e a autorização
de investidura para o nível do candidato deverão ser realizadas pelo Ministério
Jovem da Associação/Missão, através do regional.
Os Relatórios devem seguis as seguintes dicas:
1. Faça o relatório assim que você concluir a atividade.
Quanto mais tempo passar entre o relatório e o cumprimento do requisito, menos
detalhes serão lembrados e mais pobre será o seu trabalho. certamente será mais
fácil lembrar do que aconteceu e dificilmente faltarão pequenos detalhes.
Aproveitem enquanto estiverem tudo fresco na sua mente.
2. Não poupe os detalhes. Pode parecer desnecessário, mas
quanto mais detalhes você colocar, ainda mais rico ficará o seu relatório.
Lembre-se: o material que você irá produzir, não servirá apenas para a sua
investidura, mas também será um material de consulta a outros líderes,
portanto, quanto mais detalhado for, melhor para uma pesquisa futura. Por
exemplo, se você descreveu com detalhes o que foi feito no acampamento interno,
quando você for fazer um outro acampamento, talvez no ano seguinte, você pode
consultar o anterior na sua pasta, o que facilitará o planejamento.
3. Ande a segunda milha. Não se prenda à pequenez do
requisito. Eles são o mínimo que você precisa fazer para ser um líder. Vá além,
tanto no cumprimento quanto no relatório. Faça pesquisas sobre o assunto, leia
livros, discuta com outros líderes. Complemente seu relatório com o resultado
da sua pesquisa. Quando o avaliador pega um material desses, ele já passa a olhar
o líder com outros olhos, pois vê que ele se esforçou para fazer o melhor.
4. Contextualize. Sempre procure contextualizar o relatório,
de forma que quem for avaliá-lo possa entender perfeitamente em que condições o
requisito foi cumprido. Não esqueça de citar locais, horários, pessoas
envolvidas, datas (completas, inclusive o ano!). Quem for ler o relatório deve
entender exatamente o que aconteceu.
5. Faça uma aplicação pessoal / espiritual. Ao final do
relatório, faça uma aplicação pessoal e/ou espiritual sobre o que você aprendeu
ao cumprir o requisito, como ele afetou a sua vida. Faça também uma avaliação
em linhas gerais. Dessa forma você poderá ver o que deu certo e o que pode ser
melhorado, para que da próxima vez você faça um trabalho ainda melhor.
6. Peça a opinião de outras pessoas. Algumas falhas podem
passar desapercebidas pelo aspirante à Líder e pelo seu Regional, e podem ser
corrigidas facilmente assim. Seria interessante mostrar o relatório para alguém
que tenha te acompanhado na execução do item, pois ele pode ter uma visão mais
construtiva.
Resumindo: Faça o relatório assim que cumprir a atividade.
Contextualize o seu material, de acordo com a realidade em que foi cumprido.
Não poupe os detalhes. Ande a segunda milha, pesquise, leia, discuta, procure
novas opiniões. Faça uma avaliação final e uma aplicação espiritual e/ou
pessoal sobre o que você aprendeu e peça para alguém de fora dar uma olhada,
para que possíveis erros sejam corrigidos.
Texto publicado inicialmente em: http://desbravadoresarea5.blogspot.com.br/
DESBRAVADORES: HISTÓRIA COMPLETA
Esse manual é considerado o melhor material sobre a história do clube de desbravadores já produzido na América do Sul! É um riquíssimo material que nenhum desbravador poderia deixar de ler!
Título Original: Desbravadores
- A História que nasceu no coração de Deus.
"Pra gente
daqui da redação do Mundo das Especialidades foi um trabalho daqueles recuperar
uma história que levou anos para ser construída tivemos que caminhar no túnel
do tempo, a quase 90 anos atrás. Mas valeu muito a pena!O material que
você tem em mãos e fruto do nosso trabalho e sempre é um prazer poder servi-lo
seja desbravador ou líder. Você vai se surpreender com os fatos, histórias e
pessoas que passaram por aqui. Tenha uma boa leitura! " - Munda das
Especialidades.
OS DESBRAVADORES E AS COLEÇÕES
Em pesquisa realizada no ano de 1992 pela Andrews University,
constatou-se que o mundo das coleções é uma das três coisas que mais encanta a
mente juvenil.
No clube, muitas especialidades exploram as coleções. Como
por exemplo:
Aracnídeos, sementes, rochas e minerais, telecartofilia,
cactos, numismática, insetos, nós, algumas na área de trabalhos manuais, entre
outras.
É possível que todos nós tenhamos uma coleção sobre
determinada coisa, mesmo que não a consideremos uma coleção oficial. Seja em
qual for à área. Alguns colecionam histórias, outros colecionam reportagens de
jornal, outros até colecionam objetos antigos ou de valor pessoal.
Alguns conservam suas coleções por décadas, conseguindo
passar para filhos e até netos!
Você á tem uma coleção?! Já escolheu sua área de preferência?!
Comece já a montar a sua coleção e entre para o mundo dos colecionadores!
Acesse AQUI o blog cambio desbravadores que foi feito para desbravadores
colecionadores.
21 JOGOS INÉDITOS PARA O SEU CLUBE
Tornem suas reuniões mais dinâmicas e movimentadas, mais realizem a parte recreacional sempre dentro de um planejamento.
FORNECEDORES AUTORIZADOS DA DSA
Bazar dos Desbravadores
Contatos: Fernando e Fátima
Rua Arthur Friedenreich, 296 – Vila Rio Branco
CEP: 03874.230 – São Paulo – SP
Telefones: 11.22808786/ Fax: 11.20412365
E-mail: bazardesbravador@uol.com.br
Site: www.bazardesbravador.com.br
Rua Arthur Friedenreich, 296 – Vila Rio Branco
CEP: 03874.230 – São Paulo – SP
Telefones: 11.22808786/ Fax: 11.20412365
E-mail: bazardesbravador@uol.com.br
Site: www.bazardesbravador.com.br
Casa do Desbravador (JLG Materiais Promocionais)
Contatos: José Gautério e Jussara
Caixa Postal 75 – CEP: 95630.000 – Parobé – RS
Telefones: 51. 3543-6006/ 51.3543-4759
E-mail: jlg.m@sinos.net / jussaragauterio@gmail.com / jlg@tca.com.br
Site: www.casadodesbravador.com
Uniforme Desbravadores (MHC Bordados)
Contatos: Marcio e Cintia
Rua Alberto Muller, 1117- Limeira
88356.001 – Brusque – SC
Telefones: 47.3350-0145 / 47.3350-3402
Email: marcio_hallai@hotmail.com / cintia_hallai@hotmail.com
Site: www.uniformedesbravadores.com.br
Rua Alberto Muller, 1117- Limeira
88356.001 – Brusque – SC
Telefones: 47.3350-0145 / 47.3350-3402
Email: marcio_hallai@hotmail.com / cintia_hallai@hotmail.com
Site: www.uniformedesbravadores.com.br
Print Bordados
Contato:
Sérgio Paroschi
Rua Antônio Carniel, 301 – zona 5
CEP: 87015-330 – Maringá – PR
Telefone: 44.3224-3213 / Fax: 44.3028-3213
E-mail: printbordados@printbordados.com.br / sergio@printbordados.com.br
Site: www.printbordados.com.br
Rua Antônio Carniel, 301 – zona 5
CEP: 87015-330 – Maringá – PR
Telefone: 44.3224-3213 / Fax: 44.3028-3213
E-mail: printbordados@printbordados.com.br / sergio@printbordados.com.br
Site: www.printbordados.com.br
Editora SobreTudo
Contatos:
Bruno e Rosa
Rua Dr. Sebastião Lappetina Russo, 224 – São Paulo – SP
Telefones: 11.56874704
Email: vendas@editorasobretudo.com.br / bruno@editorasobretudo.com.br
Site: www.editorasobretudo.com.br
Rua Dr. Sebastião Lappetina Russo, 224 – São Paulo – SP
Telefones: 11.56874704
Email: vendas@editorasobretudo.com.br / bruno@editorasobretudo.com.br
Site: www.editorasobretudo.com.br
LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA IASD
“A Mão de Deus ao
Leme”, livro escrito por Enoch De Oliveira, narra a história da Igreja
Adventista num ângulo biográfico, desde o tempo da reforma religiosa por
Martinho Lutero até à eleição do 14º presidente da Conferência Geral, Neal
Wilson, em 1974; passando pela época do surgimento da Igreja Adventista como
organização religiosa.
Conta detalhadamente a vida dos fundadores da Igreja, dentre os quais
Guilherme Miller, Hirã Edson, José Bates, Ellen G.White, Uriah Smith, John
Byington, Tiago White, John Andrews, dentre os num total de aproximadamente 30
personalidades que fizeram a história da Igreja Adventista.
Clique AQUI para baixar.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
ALTERAÇÕES NAS CLASSES PARA 2013
As mudanças já valem para 2013. A APeC fará uma convenção para liderança no início de 2013 confirmando as alterações esclarecendo as novidades.
Classes Agrupadas
O novo cartão de classes agrupadas tem uma nova roupagem e
estrutura muito diferente da anterior. A partir de agora, quem cumprir o cartão
de classes agrupadas será investido em todas as classes regulares e em todas as
classes avançadas. Há classe de Líder não faz mais parte da classe
agrupada só da de liderança. O objetivo é que exista apenas um caminho
para a investidura nas classes de liderança: o cartão de líder.
Isso ira facilitá tanto o cumprimento, por parte dos
aspirantes, quanto a avaliação e orientação, por parte dos instrutores.
Classes de Liderança
No cartão de Liderança continua com os mesmos objetivos a
formação de Líder, Líder Máster, Líder Máster Avançado. Mais com
mudanças significativas tanto em sua estrutura quanto em requisitos.
Em todas as classes é necessário apartai de agora
completar o ano bíblico jovem e fazer provas, inclusive máster e máster
avançado.
As provas sobre o Nossa Herança e o Verdades Bíblicas, não
fazem mais parte dos requisitos do cartão.
Líder
__No cartão de Líder terá uma avaliação escrita com base nos
livro: Salvação e Serviço / Nisto Cremos (crenças fundamentais Pag.
1-10) e Estatuto da Criança
Os líder deve se envolver com outros departamentos da
Igreja, o cumprimento da Medalha de Bronze (antiga Medalha de Dedicação) e a
participação em treinamentos de outros departamentos, como Escola Sabatina e
Pequenos Grupos.
Livros exigidos nas três classes
Mensagens aos Jovens, Orientação da Criança (alguns
capítulos), A Ciência do Bom Viver, Retrato dos Pioneiros e O Grande Conflito,
além de alguns de escolha do candidato e do Manual Administrativo, obrigatório
para os aspirantes a Líder.
Em cada classe é necessário cumprir um ou dois mestrados,
dentre os seguintes: Zoologia, Botânica, Atividades recreativas, Ciência e
tecnologia, Saúde, Ecologia, Habilidades domésticas e Testificação.
Máster e Máster Avançado
__No cartão de Líder Máster terá uma avaliação
escrita nos livro: Nisto Cremos (Crenças fundamentais pag. 11-20)
__No cartão de Líder Máster Avançado terá uma
avaliação escrita nos livro: Nisto Cremos (crenças fundamentais pag.
21-28)
As classes de Máster e Máster Avançado não são mais
divididas nas sete seções de especialização. Agora os líderes terão que cumprir
todos os requisitos, em todas as áreas! Mas agora foram reformulados. E
as Medalha de Prata e a Medalha de Ouro passam a ser obrigatórias para a
investidura.
Além disso, foi definido um padrão para as pastas e também
os critérios de perda e revalidação de investidura. Orientações Gerais
Façam o seu pedido no site da Editora Sobre Tudo ou no
SELS da Associação Pernambucana Central.facebook
da Loja.multibom
Texto publicado em: http://desbravadoresarea5.blogspot.com.br/
INSCRIÇÕES PARA O CAMPORI DA DSA
Data: 07 a 12 de janeiro de 2014
Valor da Inscrição para o IV Campori DSA: $ 60 dólares.
Este valor inclui a entrada para um dia no Parque de Águas
de Olímpia-SP.
Todos devem pagar a inscrição: Diretoria, Conselheiros,
Instrutores, Desbravadores, e qualquer outro que acompanhe o Clube.
60% ou mais dos participantes devem ser desbravadores (10-15
anos).
Quantidade mínima de 15 desbravadores por Clube.
Isenções:
1- Cozinheira. Até 30 inscritos, uma cozinheira não paga.
Acima de 31 inscritos, isenção de pagamento para duas cozinheiras.
2- Um Segurança do Clube é isento de pagar inscrição.
3- Um pastor distrital ou ancião da igreja, pagarão 50% do
valor da Inscrição.
4- Para os mencionados acima não está incluída a Entrada no
Parque de Águas “Thermas dos Laranjais”.
Se desejarem devem pagar $10 dólares
no ato da inscrição.
Todos, pagantes e isentos são contados dentro das vagas do
Clube.
Prazos
1- Última data para pagamento das Inscrições: 27/06/2013
2- Depois de 27/06/2013 e até 31/07/2013 será acrescido o
valor de $5 dólares por pessoa.
3- A substituição de nomes dentro do mesmo Clube poderá ser
feita até 31/10/2013. Mas deverá ser na mesma categoria (desbravador por
desbravador e diretoria e outros adultos por adultos).
Obs.: Publicação retirada da Rede Social Campori.org, este
não é um comunicado oficial da DSA e refere-se a Associação Paulista Sudoeste.
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
EM 2013: RANKING DE CLUBES DA ÁREA 6
Esse programa será lançado na reunião de lançamento do
calendário 2013 da área 6. Na reunião os clubes ficarão sabendo cada requisito
correspondente ao ranking que terá divulgação trimestral a partir da visita dos
coordenadores regionais.
Após a reunião de lançamento, divulgaremos aqui o
regulamento como também a parcial do trimestre.
Baseado no ranking, elegeremos
os melhores clubes da área 6 em 2013! A premiação acontecerá no olimpori em
novembro.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
ACAMPAMENTO DO FILHOS DA ROCHA
O clube Filhos da Rocha promoveu no último final de semana
nas imediações do ENA, um super acampamento. O evento ocorreu de forma bastante
rústica, em meio à mata atlântica.
O acampamento marcou o encerramento das atividades do clube
em 2013 que ainda terá uma investidura.
2013 foi um ano bem movimentado e com bons resultados para o
clube da IASD Central do NH. Parabéns aos que fazem parte desse saudoso e tradicional
clube!
Confira algumas imagens do acampamento:
SETE COLINAS, O MAIS ANTIGO DA UNeB!
No último dia 08 de Dezembro, o clube de desbravadores 7 Colinas
da IASD Central de Garanhuns comemorou o seu quadragésimo aniversário!
É reconhecido pela UNeB como sendo o mais antigo clube do
nordeste em atividade!
Muitos e muitos clubes nordestinos tiveram sua influencia
direta e indireta para que viessem a existir! Parabéns 7 colinas por ter
ajudado a plantar essa semente!
Blog do clube 7 colinas: http://clube7colinas.blogspot.com.br/
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
EM 2013 VEM AÍ... I OLIMPORI DA ÁREA 6
Se o nosso DEUS nos permitir, em Novembro de 2013 teremos o
maior evento já realizado para desbravadores do Agreste Pernambucano!
Será o 1º Olimpori da área 6 da APeC. A expectativa é de
termos a presença de mais de 20 clubes e aproximadamente 800 desbravadores!
Esse evento promete movimentar os clubes em 2013 e o seu clube
já deve estar atento a todas as novidades! Os pré-requisitos e o primeiro boletim já serão lançados no final de Janeiro de 2013. Mais você já pode votar no tema do
evento!
Na enquete que permanecerá aberta por 10 dias, você poderá
votar em um dos três temas sugeridos. O tema vencedor disputará uma final com o
tema vencedor de uma segunda enquete que promoveremos na sequência! Para a
segunda eliminatória os temas ainda estão sendo elaborados e você poderá dar a
sua sugestão nos enviando um tema que entrará na próxima enquete!
Também já temos um desafio para os designers de plantão!
Faremos um concurso para escolher a marca do evento e todos poderão participar!
Fiquem atentos!
Podemos dizer que um olimpori é um campori melhorado! Nele
podemos explorar algo mais que um campori nos limita! Para entendermos melhor,
um olimpori é um campori e olimpíada juntos! É um evento bem dinâmico e super
movimentado, onde podemos explorar todas as áreas que os desbravadores nos
permite! Estejam atentos as novidades informadas no blog!
O evento provavelmente ocorrerá em Cupira em um amplo e apropriado local entre os dias 14 a 17 de Novembro.
Prepare o seu clube e já comece o ano pensando nesse evento
que marcará as nossas vidas!
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
ROTEIRO PARA AS CLASSES AGRUPADAS
Recomendamos um excelente material. É um roteiro completo sobre as agrupadas que você pode baixar AQUI.
A PRIMEIRA VISÃO DE ELLEN G. WHITE
Na classe de companheiro e nas classes agrupadas é pedido que conheçamos sobre a primeira visão de Ellen G. White.
A visão revelada na ocasião é muito importante para a história dos critãos adventistas e para todos que se preparam para estarem no céu!
Baixe AQUI um bom material sobre o assunto.
A visão revelada na ocasião é muito importante para a história dos critãos adventistas e para todos que se preparam para estarem no céu!
Baixe AQUI um bom material sobre o assunto.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
COMUNICAÇÃO POR SINAIS DE APITO
Os sinais de apito são usados para comunicar ao clube ou unidade algo que está acontecendo ou vai acontecer durante as reuniões do clube, acampamentos, camporis, reuniões da unidade, etc.
O apito faz parte dos equipamentos indispensáveis que um líder de desbravadores de verdade deve ter.
Cada unidade pode criar seus próprios sinais de apito, tomando o cuidado de aprender os sinais padrão usados pelo clube de desbravadores.
Silvo é o som produzido pelo apito
Relação de sinais e seus significados:
01 Silvo longo - Chamar oficial do dia
02 Silvo longo - Atenção, perigo, alerta
02 Silvos logos e 02 curtos - Reunião geral
01 Silvo longo e 02 curtos - Reunião rapazes
01 Silvo longo e 03 curtos - Reunião moças
01 Silvo curto e 01 longo - Refeição
03 Silvos longos* - Pedido Internacional de Socorro
*Ao utilizar este sinal devemos ter o cuidado em dar um espaço razoável de tempo entre cada pedido de socorro para que o sinal não fique incompreensível.
Material compilado por:
Sérgio Luis F. da Cruz
Instrutor do Clube Planetas – 8ª Região - AB
sergio_inho@hotmail.com
(71) 8742-9089
MONTANDO UMA COLEÇÃO DE INSETOS
Dicas para dar os primeiros passos no mundo
dos seres vivos.
Siga as instruções e monte a sua coleção também!
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
RESULTADO DA PROVA DO MESTRADO
Atenção para as orientações a seguir:
Na relação dos nomes dos candidatos constam ao lado, as
iniciais do clube a que pertencem entre parênteses e em seguida uma indicação
da situação.
Os que já estão aprovados, podem comprar as insígnias das 7
especialidades, mais a insígnia do mestrado e já podem ser investidos na
próxima investidura!
ATENÇÃO para os que irão fazer a recuperação! Não teremos
uma segunda prova. O candidato deverá estudar o material indicado e a partir
dele ira produzir um texto de uma página sobre o aprendizado adquirido para
cada especialidade que precisará recuperar. Esse texto deverá ser enviado por
e-mail para: glaucemberg@hotmail.com ou entregue pessoalmente para o seu coordenador regional até o próximo sábado
dia 15 de dezembro.
Para os que ainda não concluíram o mestrado, veja as
orientações no final da postagem:
Lista com os resultados:
Adeilson Barros (FR) – Aprovado.
Adna Galvão (SK) – Aprovada.
Ahedja Galvão (SK) – Aprovada.
Aline Maria (FR) – Faltam relatórios e orientação.
Alzeni Olívia (FR) – Falta orientação e vida silvestre.
Bruno Candido (TA) – Aprovado.
Carlos Henrique (FR) - Faltam relatórios, orientação e vida silvestre.
Cláudia Larissa (CK) – Falta orientação.
Cláudia Larissa (CK) – Falta orientação.
Cláudio Gomes (TA) – Aprovado.
Elayne Dias (FR) – Falta orientação.
Eliene Dias (FR) – Falta orientação e nós.
Emanuelle Vilar (SK) – Aprovada.
Emerson André (RD – Cupira) – Faltam relatórios, orientação e
nós.
Erick Marinho (LJ) – Aprovado.
Felipe Pinheiro (CK) – Falta orientação e nós.
Gessica Hellen (FR) – Falta orientação e vida silvestre.
Helenice Alves (FR) - Faltam relatórios, vida silvestre, orientação e nós.
Hélio Monteiro (NB) – Aprovado.
Hélio Monteiro (NB) – Aprovado.
Idnei Oliveira (CH) – Aprovada.
Isake Valdomiro (FR) – Aprovado.
Isaque Ferreira (FR) - Faltam relatórios e orientação.
Ivanadyja de Lima (FR) - Aprovada.
Jane Kelly (CK) – Falta orientação.
Jane Kelly (CK) – Falta orientação.
Jefferson Araujo (NB) – Aprovado.
João Batistas (FR) – Faltam relatórios e orientação.
Joedla Silvana (QG) - Aprovada.
Joedla Silvana (QG) - Aprovada.
José Rafael (FR) – Falta orientação.
José Wanderson (NB) – Faltam relatórios, vida silvestre e
orientação.
José Willanes de Lima (CH) – Faltam relatórios e orientação.
Josenildo Rodrigues (LJ) – Falta orientação, vida silvestre e
nós.
Joyce Gonçalves - Faltam relatórios, orientação e nós.
Juliana Oliveira (QG) - Aprovada.
Joyce Gonçalves - Faltam relatórios, orientação e nós.
Juliana Oliveira (QG) - Aprovada.
Lourival Netto (SK) – Faltam relatórios e orientação.
Lourival Souza (FR) - Falta relatórios orientação e nós.
Lourival Souza (FR) - Falta relatórios orientação e nós.
Luanna Suelita (FR) – Faltam relatórios e orientação.
Luciano Raphael (FR) – Faltam relatórios e orientação.
Luiz Carlos Júnior (RD – Cupira) – Falta o quadro de nós.
Manoel Bruno (FR) – Falta orientação.
Mércio Ferreira (FR) – Aprovado.
Mohedna Galvão (SK) – Aprovada.
Natanael Matias (NB) – Aprovado.
Paula Priscila de Lima (CH) – Aprovada.
Pedro Henrique (QG) – Aprovado.
Roberto José (CK) – Aprovado.
Sayonara Simone (QG) – Falta orientação e nós.
Telma Lúcia (SK) – Aprovada.
Tércio Ferreira (FR) – Faltam relatórios.
Thomé Duarte (FR) – Aprovado.
Thymóteo Duarte (FR) – Aprovado.
Veronaldo Tavares (LJ) - Aprovado.
Veronaldo Tavares (LJ) - Aprovado.
Wellington Santos (FR) – Aprovado.
Wesley Tayrone (CK) – Aprovado.
Wimirtislene Fortunato (NB) – Faltam relatórios e orientação.
Yago Matheus de Lima (LJ) - Aprovado.
Yago Matheus de Lima (LJ) - Aprovado.
Especialidade de Orientação:
Para os que faltam à especialidade de orientação, se desejar substituí - la poderá fazer por uma das
seguintes:
Excursionismo Pedestre, Pioneirismo, Plantas Silvestres
Comestíveis, Liderança Campestre ou Liderança na Selva.
Optando pela
substituição o candidato deverá fazer a nova especialidade por conta própria.
Material de apoio
para recuperação de orientação: (não é necessário imprimir).
Vídeo sobre como utilizar uma bússola:
Lembre-se de
produzir um texto de uma página sobre o que aprendeu nesse material. Essa será
sua prova!
Especialidade de
Nós:
Material de apoio
para recuperação de Nós: (não é necessário imprimir).
Vídeo dos nós passo a passo
Vídeo dos nós passo a passo
Lembre-se de
produzir um texto de uma página sobre o que aprendeu nesse material. Essa será
sua prova!
Especialidade de Vida
Silvestre:
Material de apoio
para recuperação de Vida Silvestre: (não é necessário imprimir).
Lembre-se de
produzir um texto de uma página sobre o que aprendeu nesse material. Essa será
sua prova!
Assinar:
Postagens (Atom)