terça-feira, 3 de abril de 2012

TRADIÇÕES DE UNIDADES NO CLUBE



O sistema de unidades adotado pelo clube de desbravadores é um dos segredos do sucesso do clube.

Alguns clubes possuem 12 unidades sendo 6 de meninos e 6 de meninas. Nesse formato cada unidade seria composta por desbravadores de idades diferentes e cada unidade desenvolveria uma classe progressiva diferente. Por exemplo: A primeira unidade das 12 teria meninos de 10 anos, a segunda teria meninas de 10 anos e assim iria até os 15 anos, uma de menino e outra de menina da mesma idade.

Mas nem todos os clubes conseguem alcançar esse que seria o formato ideal, aliás, são raros os casos de clubes que conseguem alcançar esse padrão.

Mas como é em seu clube¿! Quantas unidades possui¿! A sua unidade é a melhor do seu clube¿!

O certo é que os melhores momentos da nossa vida no clube são vivenciados na unidade!

O objetivo dessa postagem é dar ideias para as unidades tornar os momentos vividos na unidade inesquecível!

Chamamos de espírito de unidade todas as tradições desenvolvidas pela unidade.

Comecem a reunião da unidade fazendo sempre o grito de guerra da unidade. Realizem o conselho de unidade para escolha dos cargos. Faça uma cerimônia interna para passar o cargo de capitão. Seria interessante que acontecesse a cada 6 meses. Algumas sugestões de cargos:

a)   Capitão – supervisiona todas as atividades dadas à Unidade e seu aproveitamento.

b)    Secretário – faz o relatório mensal, cuida dos documentos e cadastro dos desbravadores, chamadas etc.

c)    Capelão – deve possuir a Inspiração Juvenil, blocos de estudos bíblicos, contar histórias, sempre fazer os cultos no cantinho de unidade etc.

d)    Tesoureiro – deverá ter um livro caixa e controlar toda a parte financeira da Unidade, pensar como fazer campanhas com a unidade para sempre terem entradas no caixa da unidade e quem sabe prover auxílio s ajuda de outros desbravadores.

e)   Almoxarife – cuidará dos materiais da Unidade, zelando por sua limpeza e manutenção.

              f)   Educador de Saúde (Padioleiro) – responsável pela caixa de primeiros socorros e emergências médicas.


Busquem a padronização dos materiais usados pelos membros da unidade. Desenvolva um código que só a sua unidade conhece. Crie a tradição de todos os membros da unidade possuírem uma mesma especialidade que tenha alguma relação com a unidade. Tenham o seu QG (local onde sua unidade faz as reuniões) que pode ser em baixo de alguma árvore aconchegante ou um espaço na casa de um dos membros. Se sua unidade é antiga, procure um ex-integrante para contar como era a unidade no tempo em que ele fazia parte. Desenvolvam truques e segredos conhecidos apenas pelos menos da unidade. Usem a criatividade para desenvolver idéias e tradições para sua unidade!

Segue abaixo alguns links com outras ideias e mais conteúdos sobre sistema de unidade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...