sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CLUBE SEM CLASSES NÃO TEM CLASSE

Temos visto que grande parte dos clubes de Desbravadores tem dificuldades para cumprir os planos estabelecidos de classes regulares e avançados do currículo do clube. 

Em muitas situações, até para cumprir as especialidades tem sido difícil. Infelizmente existem clubes que estão dando ênfase somente em ordem unida, recreação ou acampamentos. Essas atividades são fantásticas e importantíssimas, mas não podem ser as únicas atividades realizadas no clube.

O reflexo desse problema de não cumprir as classes e especialidades é a falta de líderes capacitados e conhecedores do programa do clube em alguns lugares. Alguns passam grande parte de sua vida no clube, chegam aos 16 ou 18 anos e logo vão iniciar as classes agrupadas. O ideal é seguir com o programa normal de cumprimento das classes e especialidades.

Queremos motivar os líderes a cumprir as classes e especialidades. Por isso, o lema: “Clube sem classe não tem classe”. O clube que não cumpre as classes fica duplamente desclassificado. As classes precisam ser feitas, e bem feitas. Ninguém deve ter pins em seu bolso que não foram conquistados com honestidade e trabalho, assim como não é correto um desbravador permanecer no clube sem estar cumprindo suas classes e especialidades.


Ao traçar seu planejamento, a direção deve ter como primeira preocupação atender aos requisitos das classes segundo a idade dos desbravadores de seu clube. As classes e especialidades são a base da programação geral do clube, e não uma alternativa. Só para recordar, veja o quadro abaixo:

IDADE
CLASSE REGULAR
CLASSE AVANÇADA
10 ANOS
Amigo
Amigo da Natureza
11 ANOS
Companheiro
Companheiro de Excursão
12 ANOS
Pesquisador
Pesquisador de Campos e Bosques
13 ANOS
Pioneiro
Pioneiro de novas fronteiras
14 ANOS
Excursionista
Excursionista na mata
15 ANOS
Guia
Guia de Exploração
16 ANOS
Líder

18 ANOS

Líder Master
20 ANOS

Líder Master Avançado

Se o clube tem dificuldade de seguir o programa por idade, pode-se criar um sistema alternativo, que seria feito por unidade. O conselheiro tem que acompanhar os desbravadores no cumprimento de suas classes e especialidades. Para que tudo aconteça perfeitamente, é necessário que cada clube tenha seu espaço, e é dentro desse espaço que o conselheiro ou instrutor dará as classes aos desbravadores.

Outro ponto que deve ser ressaltado é o fato de que no programa do clube, as datas de cerimônia de investidura devem ser marcadas e divulgadas previamente para que todos se preparem com antecipação e sem apuros. O recomendável é que a primeira investidura do ano seja no Dia do Desbravador, para que essa data possa marcar a vida do Desbravador de forma especial. O clube não deveria fazer mais do que três investiduras no ano, mas o ideal é que se fizessem somente duas, para que a cerimônia não acabe se tornando uma programação normal. As crianças precisam sonhar e esperar por essa data com ansiedade.

Para cada classe, o desbravador deve apresentar todo o seu material em uma pasta. Ao concluir a última classe, todos devem ter o material de todas as classes. Não é necessário que o clube tenha o material de cada desbravador em um arquivo. Na secretaria do clube, deve haver apenas uma ficha de controle contendo o nome de cada desbravador e suas classes conquistadas, com data, dados da cerimônia, etc.

O coordenador distrital ou regional é o responsável por todas as investiduras dos clubes de seu distrito. Nenhum diretor deve executar uma programação de investidura sem o conhecimento de seu coordenador ou Pastor. Somente líderes maiores investidos poderão oficiar a cerimônia de investidura. Quando a investidura for de líderes maiores, todo o processo deve ser feito com o Departamental do campo. Ninguém pode oficiar uma investidura de líder maior sem o conhecimento e autorização do Departamental.

As investiduras deverão ser sempre cerimônias muito especiais. Não podem ser um simples programa dentro de um culto jovem ou reunião normal do Clube. Podem consultar o manual de ordem unida e cerimônias para despertar algumas ideias. Para que a cerimônia seja especial, é importante que exista: fogo (tochas), luzes, bandeiras, decoração especial, exposições, boa música, e que tudo seja preparado e ensaiado com cuidado. Não devemos esquecer de fazer uma boa divulgação do programa.

Como última informação, devemos lembrar que a investidura de Líder está sob a responsabilidade da Associação. A investidura de Líder Master é de responsabilidade da União, e a investidura de Líder Master Avançado é de responsabilidade da Divisão Sul Americana. Os aspirantes devem enviar suas pastas para revisão e avaliação com pelo menos três meses de antecedência, para que os Departamentais tenham tempo de revisá-las e autorizar a investidura. Nestas classes de liderança e também nas classes regulares o aspirante não necessita trazer outro documento além do que foi requisitado. Não deve ser inventado qualquer outro teste para que seja aprovado. Em todas as cerimônias de investidura, o líder mais graduado deverá fazer um voto de compromisso com os que estão recebendo seus emblemas ou pins. Este mesmo líder declara aberta e encerrada a cerimônia.


Jamais se esqueçam: “Clube sem classe não tem classe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...