quinta-feira, 23 de agosto de 2012

COMO LAVAR PRATOS NO ACAMPAMENTO


O que você faz com os pratos e panelas sujos quando está acampando? Você não pode simplesmente guardar e usar de novo. Materiais descartáveis também não funcionam, pois você vai ter que carregar sacos e mais sacos de lixo de volta com você. 

Felizmente há diversas maneiras de lavar os pratos enquanto está
acampando, e você vai aprendê-las agora.


PASSOS

Com Sabão:

1. Passe uma fina camada de detergente biodegradável no exterior de suas panelas antes de cozinhar. Isto vai impedir que os potes queimem por fora e fazer a limpeza mais fácil.

2. Ferva água para a limpeza enquanto cozinha se tiver um queimador livre, ou no fogo enquanto come. É mais fácil limpar os utensílios imediatamente após cozinhar, ou a comida esfria e endurece nas panelas.

3. Prepare três potes ou baldes:
◦ Pote de lipeza: contém água quente com algumas gotas de sabão
biodegradável.
◦ Balde de enxágue frio: água salgada com um pequena quantidade de água sanitária ou alguma substância para matar bactérias (veja nas Dicas abaixo).
◦ Balde de enxágue quente: água quente e limpa.

4. Raspe os pratos antes de lavar.

5. Esfregue os pratos no balde de limpeza. se fizer isto imediatamente após o uso, não deve ser preciso esfregar muito (a não ser que tenha queimado a panela enquanto cozinhava).

6. Mergulhe os pratos no enxágue frio.

7. Mergulhe os pratos no enxágue quente, segurando com um pegador. Isto é importante, pois remove toda a água sanitária dos pratos para armazenamento.

8. Coloque os pratos em um pano limpo ou em papel alumínio para secar. Deixe secar com o ar se tiver tempo, use toalhas de papel se não. Para secar, tome cuidado para que os pratos não toquem nenhuma superfície contaminada; de preferência pendure em um pano poroso ou rede para secar ao sol.

9. Descarte a água de limpeza passando a água antes por um pano ou peneira para remover os detritos de comida.

10. Leve a água a pelo menos sessenta metros do acampamento e de qualquer corpo d'água, e despeje esparramando sobre uma grande área.

11. Limpe o pano ou a peneira no fogo ou em um lixo que irá voltar com você. 

Sem Sabão:

1. Use areia, coletada de um local onde haja pouca matéria orgânica.

2. Aqueça água como descrito acima.

3. Esfregue um pouco de óleo de cozinha nos pratos, e misture cinzas da fogueira com um pouco de água quente até que uma mistura grossa se forme. Esta mistura é perigosa, veja nos Avisos.

4. Use areia para esfregar os pratos, usando dois baldes separados para lavar e enxaguar.

5. Deixe secar.

6. Aqueça os pratos imediatamente antes de cozinhar novamente para esterelizá-los


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...