segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESTUDO DE CASOS EM ACAMPAMENTO


Como você resolveria estes problemas?

Estas quatro sítuações típicas poderiam ocorrer num acampamento, ou durante alguma outra atividade ao ar livre. Depois de estudar a descrição do caso, decida quais das soluções apresentadas seria a melhor, e coloque um X na frente da escolhida.

Primeiro Caso:

Um conselheiro e seus desbravadores planejam uma pequena excursão e refeições ao ar livre. Planejam todo o cardápio e dividem as responsabilidades. No local do acampamento, João e Luís vão preparar a fogueira, enquanto os outros meninos cozinham a refeição e se dedicam aos seus deveres. Dentro de poucos minutos, ouve-se um grito e Luís começa a pedir socorro. O conselheiro se dirige apressadamente até Luis e descobre que João fez um grande corle na perna, com O machado. Ele administra os primeiros socorros, e a unidade volta para casa com o garoto ferido, todo seu entusiasmo estragado pelo acidente. Qual seria o melhor método de se prevenir dessa infelicidade?

___ 1. Os garotos deveriam ser proibidos de usar o machado.
___ 2. O conselheiro deveria ter acompanhado os garotos que foram cortar lenha.
___ 3. Deveria ter sido planejado algo mais seguro.
___ 4. Os garotos deveriam ser melhor treinados para usar o machado.

Segundo Caso:

A unidade de desbravadores decide andar a cavalo junto com a conselheira Ana. Todos já montaram antes. Ana pede que cada um faça o cavalo apenas andar, quando as condições de terreno não forem favoráveis. Todos estão indo bem até que começam a voltar para os estábulos. A uma curta distância, numa trilha rochosa e inclinada, Susi, que está à frente do grupo, permite que seu cavalo dispare num galope. Os outros desbravadores a seguem, mas Ana, que é a última, mantém seu cavalo andando e sob o controle das rédeas. Quando Ana chega aos estábulos, repreende Susi e lhe proíbe de andar a cavalo com o grupo novamente. O que você teria feito?

___ 1. Ignorado o incidente, desde que ninguém se machucasse.
___ 2. Galopado à frente do grupo.
___ 3. Tomado a mesma decisão que Ana tomou.
___ 4. Repreendido a todos e proibido futuros passeios.
___ 5. Discutido a situação, explicando a razão das precauções de segurança e advertindo para que a infração não ocorra novamente.

Terceiro Caso:

Um Clube de Desbravadores está passando a noite num acampamento à beira de um lago. Depois da reunião da fogueira, começa um movimento entre o grupo, para nadarem à luz da lua. O que o conselheiro deveria fazer?

___ 1. Dizer-lhes que nadar à noite é contra as regras.
___ 2. Prevení-los dos perigos, e deixar que decidam.
___ 3. Dizer-lhes que você gostaria que fosse possível, mas os acidentes pesam sempre mais que o prazer.
___ 4. Não dizer nada, permitir que o grupo nade, e fazer o melhor para proporcionar segurança.

Observações: No terceiro caso, é apresentada uma situação na qual, sob o impulso do momento, os desbravadores sugerem uma atividade que apresenta graves problemas de segurança. Deveria ser assumido aqui que a liderança decidiu que os perigos pesam mais que as vantagens. É um argumento que o diretor do clube e a diretoria devem ser capazes de apresentar razões convincentes e fortes para recusar o pedido. Seria sábio também substituir por alguma outra atividade segura, no lugar da natação à noite no lago. Esse é um caso em que a diretoria deveria cuidadosamente considerar as possibilidades e planejar antecipadamente um programa de eventos, onde todo o grupo concorde com uma programação que exclui nadar à noite.

Quarto Caso:

João é o conselheiro de uma unidade que solicitou uma caminhada durante toda a noite, o que significará a preparação de duas refeições ao ar livre.
Embora a maioria dos membros tenham participado de excursões parecidas antes, João sente não ser a pessoa qualificada para liderar seu grupo nessa caminhada. O que ele deveria fazer?

___ 1. Pedir a um conselheiro mais experiente do acampamento para acompanhá-lo e ao grupo.
___ 2. Convencer a unidade a realizar uma caminhada mais curta, que ele seja capaz de liderar.
___ 3. Recusar-se a considerar a caminhada.
___ 4. Ir com o grupo e aprender com ele. 

Observações: Os conselheiros precisam ter experiência em atividades ao ar livre antes de liderar uma unidade. Nesse caso, João foi infeliz em se achar numa situação em que ele se sente desqualificado para liderar o grupo na excursão proposta. A influência do conselheiro no seu grupo é valorizada quando ele demonstra habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...